segunda-feira, outubro 16, 2006

Aula de Artes


Elaborado por Simone e Marcela, estudantes do último ano de Pedagogia do Mackenzie.

1ª Aula - Tons e cores.
(Educação infantil)
Objetivo: Proporcionar a descoberta de novas cores e tons


Sunflowers – Van Gogh


Iniciaremos a aula com uma conversa sobre as variedades das cores, dos tons e a diversidade de cores que podemos obter quando misturamos uma cor com a outra. Para ilustrar melhor, levaremos obras do Candido Portinari e Van Gogh, a fim de mostrar as cores e os tons utilizados nas pinturas.
Com tinta guache e muita mistura, iniciaremos nosso trabalho na intenção de obter diferentes tons e cores. Com essa mistura descobriremos tons de azuis, rosas, verdes, enfim criaremos uma variedade de cores.

2ª Aula – Cores Primárias
(Educação Infantil)
Objetivo: Explicar a origem das cores

A intenção desta aula é apresentar para as crianças as cores primárias. Mostraremos as cores primárias e explicaremos o porquê elas são chamadas desta forma.
Explicaremos que o amarelo, o vermelho e o azul são chamadas de cores primárias, porque são com elas que formamos outras cores.
AMARELO
VERMELHO
AZUL


Como por exemplo:

AMARELO+ VERMELHO = LARANJA ou VERDE ou também VIOLETA

Após a explicação faremos misturas de cores em copinhos plásticos e com pincéis pintaremos um desenho entregue pela professora.

3ª Aula – Arte com giz de cera
Objetivos: Propiciar momentos de descoberta
(Educação Infantil)

Para essa aula apresentaremos uma atividade diferente. Iniciaremos a aula com uma conversa sobre a arte e de que forma ela acontece e logo após começaremos a atividade.
Primeiramente distribuiremos folhas de papel sulfite e giz de cera para os alunos.
Logo após dobraremos a folha no meio e apontaremos o giz produzindo assim as raspas do giz de cera, usaremos diversas cores para que o trabalho fique bem colorido. Em seguida espalharemos as raspas do giz na folha de papel (dobrada) passamos o ferro de passar (quente) em cima, aquecendo e derretendo assim o giz de cera, proporcionando formas e cores diferentes.

4ª aula – Técnica Pintura com Terra e Cola
Objetivos: Apresentar com um material não convencional uma diferente maneira de se fazer tinta
(Educação Infantil)

Apresentaremos nesta aula a técnica de pintura com terra e cola branca.
Pediremos para as crianças trazerem de suas casas um pouco de terra seca do jardim ou de um vaso.
Pegaremos copos plásticos e misturaremos a terra com a cola, numa quantidade que fique numa textura nem muito líquida e nem muito espessa.
Mostraremos para as crianças as diferentes tonalidades de marrom que surgiram devido à diferença da cor das diferentes terras trazidas por elas.
A seguir entregaremos uma folha e um pincel para cada criança e pediremos para que elas desenhem livremente com aquela “tinta” formada pela mistura da terra e da cola.

5ª aula – Técnica Pintura com Pasta de Dente Colorida com Anilina
Objetivos: Explorar a criatividade usando material de higiene para fazer arte
(Educação Infantil)

Solicitaremos para cada criança, que tragam de casa um tubo pequeno de pasta de dente (de preferência branca).
Na sala de aula, colocaremos as pastas de dentes em copos plásticos e tingiremos com anilina de diferentes cores.
Reuniremos as crianças de modo que possam usar as cores uns dos outros e entregaremos uma folha de papel canson, por se mais espessa e pela cola ser mais pesada em relação à outra tinta.
Pediremos que façam desenhos usando o dedo e a tinta feita com a pasta de dente e observem a diferença na textura e no cheiro.

6ª aula – Técnica de Pintura com espuma
Objetivos: Apresentar nova técnica de pintura substituindo o pincel pela espuma
(Educação Infantil)

Explicaremos para as crianças a técnica de pintura usando uma espuma. Mostramos as possibilidades de criações feitas com este material. Cada maneira de usar a espuma cria um efeito diferente, por exemplo: dando breves batidinhas de tinta com a espuma no papel, arrastando a espuma com tinha e até criando uma textura diferente usando uma quantidade de tinha maior.
Entregaremos para cada criança um pedaço de espuma, tinta guache de diferentes cores e uma folha de papel canson e pediremos que elas façam desenhos usando as diferentes formas de pintura com a espuma que foram apresentadas.


7ª aula – Luz, Cor e Forma
Objetivos: Apresentar como é feita uma obra de arte
(Educação Fundamental)


O Gato - Aldemir Martins

Abaporu - Tarsila do Amaral

O intuito desta aula é explicar para as crianças como é feito um quadro.
Começamos a aula mostrando várias imagens de quadros famosos, tais como: Gato de Aldemir Martins e a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Explicamos que geralmente o pintor faz vários rascunhos antes de espalhar as tintas sobre a tela. Para isso muitas vezes usa-se carvão. Mas é com as tintas e o pincel que a pintura vai se formar. E são as tintas que darão os três efeitos necessários para a pintura, são eles: luz, cor e forma.
Usando um pincel com tinta, mostramos os efeitos que podemos formar de luz, cor e forma, como por exemplo: um pingo, um risco, uma curva, etc.
Explicaremos a partir daí a importância da luz para a pintura e mostraremos exemplos nas obras apresentadas.
Em seguida, entregaremos uma folha, pincel e tintas guache para as crianças fazerem suas obras, baseadas nas informações aprendidas.
8ª Aula – Técnica de Pintura com Guache e Sabão em Pó
Objetivos: Explorar a criatividade usando material de limpeza para fazer arte, explorando textura e cheiros
(Ensino Fundamental)

Pediremos para as crianças que tragam uma pequena quantidade de sabão em pó de casa para fazermos uma atividade de pintura.
Apresentaremos uma técnica de pintura que mistura guache e um pouco de sabão em pó, que pediremos que tragam uma pequena quantidade de casa.
Nesta técnica, colocaremos várias cores de tinta guache em vários copos plásticos e em cada copo misturaremos um pouco de sabão em pó.
Pediremos para as crianças colocarem variadas cores em uma folha de papel, pingando-as e espalhando-as aleatoriamente, após feito isto, orientaremos cada criança dobrar com cuidado sua folha ao meio para depois de aberta ver o desenho que se forma.
Pediremos para as crianças que observem as criações uns dos outros, a textura e o cheio da tinha misturada com o sabão em pó.

9ª Aula – Traços e desenhos geométricos.
Objetivo: Apresentar o uso de figuras geométricas na confecção de obras de artes
(Ensino Fundamental)

Natureza morta – Ianelli


Menina com Bandolim - Picasso


Guitarra – Picasso

Nessa aula mostraremos como é possível usar figuras geométricas para confeccionar obras de arte. Observaremos o quadro de Ianelli (Natureza Morta) e obras de Picasso, como “Guitarra” e “Menina com bandolim”, uma pintura cubista que foge da forma tradicional de pintura. Na obra Guitarra, explicaremos que empregam-se colagens , papéis diversos, como jornais, papéis de paredes, etc. Há um interesse grande por texturas e materiais e as cores se tornam muito mais vivas.
Nesta aula podemos utilizar jornais, revistas para tentar reproduzir de uma forma própria o quadro, se libertando de qualquer procedimento imitativo e sim interpretativo.

10ª Aula – Leveza / espontaneidade

Objetivo: Promover a criatividade sem o uso de uma técnica específica

(Ensino fundamental)


O intuito desta aula é propiciar algo que fosse relaxante e estimulasse a espontaneidade das crianças.
Levaremos um aparelho que toca cd, e ouviremos CD da Enia, e deixaremos que trabalhem livremente de forma espontânea, desenhado e construindo algo que nunca antes tivessem pensado ou até mesmo feito. O intuito dessa aula era proporcionar leveza, descontração e espontaneidade para construir.

11ª aula – Técnica de Pintura com guache e cola
Objetivos: Apresentar obras de arte de Candido Portinari e mostrar como a mistura de dois materiais já conhecidos pelas crianças, pode formar uma tinta diferente.
(Educação Fundamental)


Meninos Brincando Pipas

Nesta aula apresentaremos uma técnica que mistura guache e cola branca. Numa proporção de 2 partes de guache para uma de cola branca. Esta mistura deixa a tinta formada mais espessa e com mais brilho em relação ao guache.
Apresentaremos várias obras de Candido Portinari (acima), que mostram várias brincadeiras de crianças, falaremos brevemente sobre Candido Portinari e sua importância para a Arte do País.
A seguir entregaremos uma folha e a mistura com guache e cola para as crianças, que devem estar reunidas em uma mesa para poderem dividir as diferentes cores e pediremos que pintem sua brincadeira predileta.
12ª aula – Monalisa Estilizada (Técnica Sfumato)
Objetivos: Apresentar o artista Leonardo da Vinci e sua importante obra “Monalisa”, e também apresentar a técnica do sfumato, utilizada por ele para pintá-la.
(Educação Fundamental)


Monalisa – Leonardo da Vinci

Nesta aula falaremos sobre o pintor Italiano Leonardo da Vinci e sua famosa obra Monalisa, provavelmente a obra mais famosa da história da Arte. Conversaremos com as crianças sobre seu valor e sobre o Museu do Louvre na França, local onde a obra esta exposta. Explicaremos que a técnica utilizada por Leonardo da Vinci para pintar a Monalisa foi o Sfumato que em italiano quer dizer “misturado” ou “esfumaçado”. Esta técnica apresenta uma pintura sem linhas ou limites, como se fosse fumaça. A seguir entregaremos para as crianças uma folha apenas com o contorno da Monalisa e pediremos que pintem com lápis de cor e giz de cera a figura da Monalisa como se ela vivesse nos dias de hoje, tentando a medida do possível fazer pinturas esfumaçadas, usando raspas da grafite e o dedo.

201 Comments:

Blogger Sindy said...

Uma graça de aula! Quem sabe não seria interessante incluir o uso das tecnologias, utilizando os recursos disponíveis no computador e ainda publicar os trabalhos na Internet, como em um Flog?
Abçs
Sintian

6:34 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei seu plano de aula,gostaria de receber mais informações sobre plano de aula de ensino fundamental e ensino medio. Muito obrigado. Luís de andrade

12:26 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei seu plano de aula,gostaria de receber mais informações sobre plano de aula de ensino fundamental e ensino medio. Muito obrigado. Luís de andrade

12:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns! ótimas idéias! trabalho tb com crianças menores, poderiamos trocar algumas experiencias!
Tenho uma proposta de poesia e arte, incentivada por minha filha de 7 anos que escreve coisas lindas (da uma olhadinha em http://maluescritora.zip.net) trabalho com a escrita e ilustração, tenho tido otimos resultados. Melissa

7:51 PM  
Blogger Unknown said...

estou trabalhando meu 1o ano com educação infantil e adorei os planos de aulas para as crianças, gotaria muito de receber outros planos.
desde já agradeço (neidepereira@ig.com.br)

11:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Proporcionar descoberta, proporcionar algo relaxante, apresentar novas técnicas, nenhum desses emas pode ser considerado como objetivo, seja geral ou específico de uma aula, independente da matéria que aborde. "Objetivo" deve sempre tratar de um conteúdo estreito dentro da máteria, lidar com tinta e pincel, não significa falar em arte, afinal podemos usar o mesmo material, e até técnicas como gravura e escultura, para explicar de matemática, por exemplo.

12:13 PM  
Blogger Elaine said...

Achei um show os planos de aulas, serão de grandes aproveitamentos p minhas aulas. Caso tenha mais, adoraria receber pelo meu email ( elai78@hotmail.com), é meu primeiro ano como professora de artes, darei aulas do 1º ao 5º ano do ens, fundamental.
Grata,
Abraços,
Elaine Varginha/MG

4:49 PM  
Blogger mari said...

Amei os planos que pude aproveitar na sala , trabalho com crianças de 3 anos a 4 anos. gostaria de receber outros. Abraços

8:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

show de maravilha!!!!
adorei as dicas!!!!!

Gostaria de socializar algumas aulas e ppts com vcs... criei um email no bol, para podermos postar dicas e ppts. tem muita coisa bacana ..já são quase 100 postagens que vieram de varios profs de artes.

se alguem se interessar me manda um email nesse aí em baixo e e eu mando o email e a senha.bjs

kesialilena@hotmail.com

6:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Elvira diz...
Muito interessante seus planos gostaria de receber mais informações de planos para educação infatil especificamente maternal, desde já agradeço e parabenizo vcs. Bjos

11:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, adorei as dicas
Mas gostaria muito que vcs me ajudassem a desenvolver atividades para crianças do jardim de 3 a 4 anos, pois estou de senvolvendo o Projeto Mundo das cores, gostaria de receber algumas dicas, tanto para desenvolver com painel quanto em brincadeiras. desde já agradeço
mil beijos!!!
Tatiana - Guarujá
meu imail é tathelo@gmail.com
aguardo anciosa.

Obrigada.

10:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito da sugestão!!!!
Parabéns....
Se possível, gostaria que vcs mandassem para mim, planos de aulas para serem desenvolvidos durante o ano com turmas do Infantil( 1,2,3 e 4) e fundamental(1ª a 4ª séries).
Assumirei uma escola com essas turmas....se possível até quinta -feira, pois terei que apresentar um planejamento.
Agradeço atenção....
Meu e-mail é:
sguiapena@hotmail.com

3:54 PM  
Blogger Unknown said...

Muito bom, seu plano de aula, otimo mesmo, queria receber mais... meu e-mail é lidiane_mantelcom@hotmail.com

9:58 AM  
Blogger Unknown said...

oi!
gostaria de saber que espuma usa na tecnica da espuma, obrigada

1:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada pelas sugestões, adorei!! estou montando estágio em ed. infantil, estou 2 ano de artes visuais, foi genial te encontrar. até mais
Márcia Maciel

1:58 PM  
Blogger sonia said...

Parabéns! Meus alunos irão adorar as aulas.

10:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

suas sugestões sao muito boas eu fasso o curso de pedagogia e estou fazendo estagio gostaria de receber algumas ideias de vc para turminha de primeiro a quarta serie
eu achei os planos de vc muito interessante e tambem estou trabalhando com uma turma especial
se vc puder me ajudar eu agradeço
obrigada............

12:02 AM  
Blogger Érica Arte com Biscuit said...

adorei os planos de aula..
se possivel me envie algumas dica ou planos..ericatarita@hotmail.com
obrigada

10:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigada.
Até que em fim encontrei um site simples, descomplicado e muito prático. Eem muita verborragia alegórica vocês fazem um ótimo trabalho.

5:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigada.
Até que em fim encontrei um site simples, descomplicado e muito prático. Sem muita verborragia alegórica vocês fazem um ótimo trabalho.
Obrigada também pela sugestão do plano de aula para alfabetização.
Hoje em dia as pessoas falam demais e prática que é bom, nada.
Valeu. Obrigada.
Val
5:05 PM

5:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

oie...
Maravilha!!! Adorei as dicas. Trabalho em um colegio que utiliza a pedagogia de projetos, o que há de amis novo na educação. Acreditem isso dá muito certo. Acredito tb que poderiamos trocar muitas figurinhas... até
paulacrissantana@hotmail.com

4:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

adorei suas idéias. Parabéns.Também estou trabalhando com Educação Infantil e Ensino Fund. Podes me Mandar outros planejamentos.
Agradecida
Valéria
Valeriarosar@bol.com.br

10:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Você quer atividades exclusivas, especialmente desenvolvidas para o fundamental I e Educação Infantil? Não perca tempo! Esse será o seu grande diferencial na sala de aula. Acesse meu novo blog: http://atividadesescolaresfund.blogspot.com Bjos e aguardo sua visita, Juliana.
São dois cds, um só com atividades de Educação Infantil e o outro só com atividades de educação Fundamental, são mais de 100 atividades. O preço dos cds são de R$ 18,00 (sem ser registrada) e ser for registrada é de 20,00. Se tiver interesse nos cds, só me falar que eu passo o número da minha conta e a pessoa me passa o endereço, aí vc deposita e assim que depositar e me mandar o número do depósito, eu colocarei os cds no correio.

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi!estou no 2ºano de arte.gostaria de receber algumas dicas pois não tenho muito o que passar quando vou substituir...é triste mas professor de arte "não tem muito valor"na minha região.vcs estão de parabéns...trabalho lindo...se der me mande ajuda através do e-mail cbc810@hotmail.com
muito obrigada fiquem com DEUS...

1:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei as sugestões, muito boas,gostaria se possível que vc me ajudasse com um plano interdisciplinar artes e educação fisica.adrianamill@yahoo.com.br
Muito obrigado

2:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

adorei muito sua aula,me serviu muito esta tecnica,apliquei com os meus alunos. Eles ficaram muito entusiasmados . Parabéns!

6:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

GOSTEI MUITO DE SEU PLANO DE AULA,EU QUERIA UM QUE TIVESSE MAIS TEXTO.sE FOR POSSIVÉL GOSTARIA QUE ME AJUDASSE EM UM PLANO DE QUINTA A OITAVA SÉRIE .neiva-ia@bol.com.br

3:23 PM  
Blogger hoteky said...

Parabéns meninas. Sou estudante de pedagogia, e as suas aulas me deram muitas idéias sobre slaboração de aulas de arte. Valeu!

12:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi sou voluntária no centro recreativo, amei as sugestões de plano de aula para arte, gostaria de receber sugestões de plano de curso ou aulas para trabalhar com educação infantil de 3 a 5 anos.
meu imail luci.revu@hotmail.com

4:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

gostei muito das tecnicas para educação infantil,sou professora e gostaria de receber por email diversos tipos de tecnicas, gil_harmonia@hotmail.com.

2:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei as idéias para se trabalhar arte na educação infantil. Sou professora desse nível e gostaria de receber mais idéias...
Obrigada
luciasecchin@bol.com.br

9:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

amei essa ideia de postar planos de aula sou profesora e gostaria de receber tbm os esboços de plano de aula para enrique cimento de conteuso ....obriga e aguardarei noticias meu msn para contato é
taci_princesa@hotmail.com
bjs

3:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

ADOREI!!!!!!!!!! as dicas e técnicas de pinturas. Parabéns pelo trabalho elaborado.Que Deus continue dando sabedoria a vocês. AMEIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

8:40 PM  
Blogger Unknown said...

estou na coodenaçao de uma escola do ensino fundamental nas series final adorei seus planos de aula e vou citar voces como exemplo quando estiver reunido com meus professore

9:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei este plano de aula. Parabéns!Conceição da Paraíba

11:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelos planos de aula. AMEI!!Vou começar a trabalhar com artes no fundamental I e II,se possível mande planos para me ajudar. Obrigada patriciafmmarcos@yahoo.com.br

11:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens pelo trabalho...sou prof. de artes estou começando agora estou na 3 fase...e gostaria de receber planos de aula de pré 1 e pré 2....que envolvam tarsila do amaral.....por favor
carol200931@hotmail.com

7:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

me enteressei nos cds....da juliana....gostaria d saber cmo faço para adquirir-los....bjs....obrigada meu email é luorro@hotmail.com

7:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

AMEI SEUS PLANOS DE AULA ESTOU INICIANDO MINHA CARREIRTA COMO EDUCADORA AGORA PRECISO MUIOT DA SUA AJUDA POR FAVOR,SE VC TIVER AMIS PLANOS DE AUL APARA ME AMNDAR FICAREI IMENSAMENTE AGRADECIDA
BJS PROF
TACIANE

12:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente uma excelente ideia.
Gostaria de receber um planejamento de 1° a 4° série e outro de 5° a 8° série de arte.
Se for possível também atividades de artes referente ás séries acima.

Muito obragada.
Espero resposta

Meu e-mail é:

danilo_filosofia@yahoo.com.br

10:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola!! Adorei as aulas,sou professora ressem formada, e estou trabalhando com uma turma de jardiml. Gostaria que me enviassem mais dicas e idéias para trabalhar com esta turma.Ha!Preciso também aprender músicas e brincadeiras.Se você puder me ajudar!!

Obrgada

Meu e-mail è:
walflavy@hotmail.com

5:44 PM  
Blogger Gabe said...

Olá adorei seus planos de aulas.. Estou iniciando agora como professora e peguei salas de 1ª a 4ª série... gostaria q me enviasse mais dicas do que aplicar em sala pra criançada... Agradeço desde ja...
gabi_miquelutti@hotmail.com

11:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá..
Amei os planos de aula. Vou aproveitar o máximo dessas atividades na minha sala de aula do 5º ano.Obrigada.
Rosângela Bianchi
e-mail - pardalminas@hotmail.com

6:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

alguen me responde o que é artes ???

7:02 PM  
Blogger CÉLIA DORIA LOPES said...

Adorei a aula foi uma excelente dica para mim que estou iniciando na educação.
Gostaria se possível que me ajudassem com mais planos de aulas para ciclo I.
grata Celia
crdlopes@gmail.com

11:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

maravilhosa aula!
Parabéns pela forma tão simples e objetiva de dar as instruções.

12:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá colegas
Sou professora de artes em Portugal. Podiamos trocar alguns trabalhos ou experiências.Dou aulas aos meninos de 10 a 14 anos de idade e sou professora no ensino público.Nesta momentos andamos em momentos de lutas com o nosso ministário.Enfim, a velha quetão"a educação não dá votos!"

8:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

AMEI SEU PLANO DE AULA, MAS GOSTARIA DE RECEBER OUTROS COMO RECREATIVOS EDUCATIVOS E ESPORTIVA. SE POSSIVEL AGRADEÇO MEU E-MAIL dulce_ocz@hotmail.com

9:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

esqueci plano de aula para o ensino 1º a 4º criança de 5 a 9 anos e-mail dulce_ocz@hotmail.com

9:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei saber um pouco mais sobre aulas de arte. Estou cursando Artes Visuais e é sempre bem vindo esses planos de aula. Parabéns pelo trabalho de vocês.
Di Silva

8:39 PM  
Blogger Oriana Marques said...

Achei um show os planos de aulas, serão de grandes aproveitamentos p minhas aulas. Caso tenha mais, adoraria receber pelo meu email (mulekamarques@hotmail.com), é meu primeiro ano como professora de artes, darei aulas do 1º ao 8º ano do ens, fundamental. gostaria se possível que me ajudassem com mais planos de aulas
grata
livia

3:27 PM  
Blogger Unknown said...

Gostei muito do seu plano de aula. Eu o encontri enquanto procurava por obras de artes, ainda sem saber como trabalha-las em sala de aula. Suas dicas serão de grande utilidade. Obrigada.

4:47 PM  
Blogger vera said...

Muito útil a idéia apresentada no seu plano de aula. Gostaria de receber mais se possível.
Desde já agradeço.
Um grande abraço.

12:01 AM  
Blogger Unknown said...

Adorei seu plano de aulas, se puder me envie mais, agradecida, meu email é
rut.boucas@hotmail.com

10:34 PM  
Blogger Unknown said...

Estas aulas me enriqueceram muito e me fizeram variar as minhas aulas.Se puder enviar mais dicas sobre o ensino fundamental e médio também adorarei .E-mail : gamafabiola@gmail.com

2:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns. Uma pessoa criativa com grande bagagem deinformações, só pode fazer trabalhos assim: muito bons!!! Ajuda a qualquer um.

9:42 PM  
Blogger Unknown said...

Oi meu nome é Emi adorei essas sugestões de aulas.Vo me formaem Arte esse ano e vou aproveitar essas aulas no meu estágio se puder coloque mais sugestões.Obrigado.Bj....

12:06 PM  
Anonymous jocelia said...

olá, adorei mesmo, gostaria de receber mais dicas no meu e-mail:jotunas@hotmail.com

um abraço

9:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hoje esta sendo o meu primeiro contato com um plano de aula.Gostei e quero aprender a fazer o meu plano de aula....gostaria tanto de estar assim capacitada,mas vamos lá.Se for possível me manda alguns materiais para que eu possa ter noção das coisas ,um grande abraço e parabéns.

7:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, meu nome é Renilda, adorei seus planos de aulas.. Estou iniciando agora como professora e peguei salas de 5ª a 8ª série... gostaria q me enviasse mais dicas do que aplicar em sala... Agradeço desde ja...
e-mail: renilda_blima@hotmail.com

8:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei seu plano de aulas... se possível me mande mais planos para aulas de artes com crianças.
Parabéns!!! Inês
ines@inesrache.com.br

2:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi...
Sou professora de arte e gostaria de dizer que eu sei da dificuldade em dar aula de arte, principalmente sem materias, mas não sou a favor de informações "erradas" por causa disto.O VERMELHO não é cor primária. O MAGENTA é que ocupa este lugar.

A maioria das pessoas acaba achando que vermelho é mesmo uma cor primária.
É difícil conseguir guache magenta...por exemplo...
mas divulgar que é primária está errado..
Pense na responsabilidade disto.

10:02 PM  
Anonymous Raquel said...

Adorei seu plano de aula para Educação Infantil. Gostaria de receber mais planos de aula e dicas para eu ministrá-las em sala de aula. Meu e-mail: aularaquel2008@gmail.com . Agradeço desde já

12:29 PM  
Blogger Luci@n@ Silv@ said...

adorei seu plano de aula.se possivel gostaria de receber sugestoes e atividades de artes p o ensino medio.tb um projeto sobre jogos p o ens.fundamental.obrigada
meu imail
lucianassantos75@hotmail.com

2:15 PM  
Blogger Cris Catia Lima - Professora - Arte Educadora said...

Perfeito!
para mim o que eu encontrei enste site foi uma luz no fim de um grande túnel.
Abraçõs fraternos
E o meu eterno agradecimento
Pró Cátia

11:30 AM  
Blogger celina said...

Como já postei amei seus planos de aulas, são excelentes para aplicação em sala, gostaria de receber tb planos para o ensino médio.bjs.

7:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei os planos de aulas.
E, gostaria de receber alguns pois, sou professora do 1º ano e sempre é muito importante receber material de professores experientes e grandes profissionais.
Obrigada.
maria Rita

4:34 PM  
Blogger Mika Antonie said...

Olá
este é meu 1º ano como professora,então nem preciso falar que estou meia perdida...Muito obrigada pelas idéias...Quando puder me mande mais pelo e-mail: michele_salineiro@hotmail.com,Parabéns!meus alunos vão amar!de muitaa criatividade sua!!

8:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola meu nome é Lilian e adorei suas idéias, seram muito uteis para as minhas aulas, sou professora a 20 anos e sempre é bom aprender, gostaria de receber por e-mail mais ideias desde ja agradeço, centroculturalibate@hotmail.com

10:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei. Prático e eficiente.

11:49 PM  
Blogger ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! said...

BOA NOITE PROFESSOR ADOREI! AGORA VISITE O MEU BLOG E ME DE ALGUMAS SUGESTÕES. BJS
http//anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com-CANTINHO DO CEIM CASULO

6:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

OBRIGADA!

6:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, maravilhoso esse plano de aula! Parabéns pela criatividade e dedicação!!Tenho uma dúvida,será que você pode me ajudar ou me orientar?"como faço para avaliar os trabalhos/atividades dos meus alunos em aulas de artes? Qual a nota/média que devo registrar por atividades/aulas em cada bimestre? ou qual a forma de organização dos conteúdos (em aulas de Arte) por bimestre devo trabalhar? isso com Ensino Fundamental - 5º ao 9º Ano e 1º ao 3º anos do Ensino médio? Sou recém formada em Artes Plásticas e estou com muitas duvidas e com medo de não conseguir avaliar os trabalhos/atividades dos meus alunos. Acho que preciso é de muitos planos de aulas para aprender a lidar com essa situação.
Com carinho, aguardo respostas.
Atenciosamente,
Lena Ktunda

3:22 PM  
Anonymous marise said...

gostei muito... Parabéns!!! estou penssando em voltar a dar aulas de arte depois de 6anos parada.Seus planos me animaram porque são diverssificados,gostaria se possivel me enviar estes planos.
meu emai é:marisealencar@uol.com.br

4:12 PM  
Blogger Unknown said...

Muito Boooom! Seu trabalho ficou maravilhoso! Preciso de sua ajuda, pois não sei avaliar uma atividade dessa em ala de aula. como devo proceder para dar nota? avaliar atividades dos alunos, sou recém formada e estou passando apuros, pois para a escola publica o aluno tem que ter média e não sei como fazer esse tipo de avaliação dos trabalhos/atividades dos alunos em sala de aula. Estou trabalhando de contrato temporario e preciso muito desse emprego, por esse motivo peço-lhe socorro, me ajude a desvendar esse misterio sobre avaliação nas atividades dos alunos na disciplina de Arte.
Atenciosamente,
Lena Ktunda.

10:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá, gotei bastante do seu plano de aula gostaria q vc mandasse mais dicas, fiquarei muito grato uma abraso!!!
edesioesg@hotmail.com!!

8:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito d seu planode aula. Me ajudou bastante com minhas aulas.
Valeu mesmo!!!!!!!!!!!

11:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

nossa gostei muito dos seus planos de aula, estou começando um curso para crianças de composição e cor e tinha muita dúvida de como tornar as aulas mais compreensíveis para os baixinhos, me ajudou bastante.

5:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

achei ótimo esses seus planos de aula,eu tenho um trabalho pra apresentar sobre a semana de artes moderna de 22 e estou utilizando o abrapuro de tarsila do amaral,q eu encontrei nesse site e ta me ajodando mt!mt obrigada!!!

7:55 PM  
Anonymous Simone said...

Adorei seus planos de aula!!! Trabalho com artes no ensino fundamental e confesso que às vezes me faltam idéias...Obrigada

10:32 AM  
Anonymous SIM said...

PEDAGOGIA PROJETOS





Maravilha!!!



Estou procurando, para usar de base, parametro,com minhas anotações, Trabalhos e projetos, o que há de novo na Arte educação.





Acredito tb que poderiamos trocar muitas figurinhas... até



Estou trabalhando com Educação Infantil e Ensino Fund. Podes me Mandar outros planejamentos.


SIMONECONTRATIPO@HOTMAIL.COM

Agradecida


Sim

1:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vi suas gostaria se possivel enviasse para meu email sugestoes de aula a partir do 6º ao 1º pois é a primeira vez que dou aulas de artes peguei as turmas já no terceiro bimestre e estou boiando poderia enviar´para meu email soniatb3@yahoo.com.br agradeço muito pela atenção por favor me socorre.bjus Sonia

7:48 PM  
Blogger Unknown said...

Parabéns, adorei suas aulas!!!
Estou com atividades de artes do 1º ao 5º ano e gostaria que você enviasse para meu e-mail um planejamento de Artes para o Ensino Fundamental 1 ou pelo menos, algumas idéias para que eu possa conduzí-los neste final de bimestre. Obrigada!
leticia.kenjutsu@gmail.com

8:11 PM  
Blogger Unknown said...

olá, gostaria que vocês mandassem algumas idéias de planos de aulas para o ensino fundamental, especificamente para 5 a 8a. séries de escola pública.

4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estou trabalhando com Educação Infantil e Ensino Fund.Com aula de artes tenho muitas duvidas,na escola que trabalho nao tem um plano anual de artes nem para ed. Infantil e nem para o de 1ano a 5 ano, sera que vc poderia me enviar algumas coisa para me ajudar. bjos muito obrigada!!! bjos
feniciaz@hotmail.com

8:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigada, pelos planos de aula, utilizarei para montar um plano de aula, pois to no 2º ano de pedagogia e tava tentando preparar ai encontrei esta, que me deram uma otima ideia para elaborar o meu.

7:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha adorei suas aulas e no momento estou fazendo um trabalho com plano de aula para a faculdade onde estudo e ao ler seus planos me deu uma otima ideia para construir o meu plano de aula, Obrigado pelas suas idéias.
Maria Irene, CUIABÁ/MT

3:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

ler todo o blog, muito bom

7:46 AM  
Blogger Unknown said...

ola caro colega seu plano de aula é otimo, gostaria de uma ajuda sua para umplano de aula trimestral para 6 7 e 8 series, se for possivel , ou se ja tiver preparado , por favor mande me por email.Obrigada mesmo.

9:42 PM  
Blogger Unknown said...

Parabéns, adorei suas aulas!!!
Estou com atividades de artes (artesanato em mdf) do 1º ao 5º ano e gostaria que você enviasse para meu e-mail um planejamento de Artes para o Ensino Fundamental 1 ou pelo menos, algumas idéias para que eu possa conduzí-los neste final de bimestre. Obrigada
Favor me envie e-mail cortesana@bol.com.br

6:05 PM  
Blogger Adriana said...

Achei muito interessante as suas atividades e contém uma sequência de raciocínio e técnicas. Vou aplicá-las em minhas salas. Publique mais novidades em seu blog, adorei.

10:12 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns, adorei suas aulas!!!
Estou com atividades de artes do 1º ao 5º ano e gostaria que você enviasse para meu e-mail um planejamento de Artes para o Ensino Fundamental 1 ou pelo menos, algumas idéias para que eu possa conduzí-los neste ano. Obrigada
Favor me envie e-mail: suellen_toledo@yahoo.com.br

3:18 PM  
Blogger Unknown said...

ieee...
adoreii suas aulas...
me formei o ano passado e comecei leciona esse ano (2010), no entanto estou meia perdida.hehehe..gostariia de aulgumas dicas p/ trabalhar no 1º ao 5º ano na aula de Arte e tbm nas oficinas...
desde já muiito obrigada pela atenção..
beijos!

5:14 PM  
Blogger Unknown said...

Parabéns, adorei suas aulas!!!
Estou com atividades de artes do 1º ao 5º ano e gostaria que você enviasse para meu e-mail ( carolsji@hotmail.com) um planejamento de Artes para o Ensino Fundamental 1 ou pelo menos, algumas idéias para que eu possa conduzí-los neste ano.Pois comeceii lecionar este ano e estou meia perdida.. Obrigada

5:21 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:22 PM  
Blogger Unknown said...

Olá adorei seus planos de aulas.. Estou iniciando agora como professora e peguei salas de 1ª a 4ª série... gostaria q me enviasse mais dicas do que aplicar em sala pra criançada... Agradeço desde ja...
meu e-mail é lilianioliveiraj@hotmail.com

9:11 AM  
Blogger patricia said...

Olá adorei seus planos de aulas.. Estou iniciando agora como professora e peguei salas de 1ª a 4ª série... gostaria q me enviasse mais dicas do que aplicar em sala pra criançada... Agradeço desde ja...
mei email é patriciaahillesheim@hotmail.com

10:14 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ola sou uma professora novata de artes e estou tendo em encontrar material como esse seu.
q realmente passe ideias interessantes.
Se for possivel me mande planos e mais ideias nessa area ensino fundamental e medio.
Muito obrigada...

Laisa ribeiro

lalinhatp@hotmail.com

11:57 PM  
Blogger Leandro Rocha said...

ola meu nome´é leandro eu gostaria de algumas dicas sobre como trabalhar arte-educação com 6 serie....desde ja agradeço

12:35 PM  
Blogger Vivi Zen said...

Olaa..
Adoreiii seus planos de aula...

Se possivel, por favor me envie mais planos de aulas de 1° a 4° series..
meu email é vivi.ana.v@hotmail.com

8:41 PM  
Blogger Unknown said...

ola, amei seus planos de aula...
por favor se possivel me envie mais
planos de aulas de 1 a 4 séries....
meu email é rose.somensi@hotmail.com

8:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu achei muito bom,mas acho que faltou mais coisas, tipo para os maiores, o que se deve passar, afinal eles não querem fazer nada e seria legal, uma aula para intreter-los, se vcs tiverem, por favor me passem, meu email marcia17cas@yahoo.com.br, abraços!!!!!!!!!!!

11:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

ADOREI OS PLANOS DE AULA DE VOCÊS. eSTOU NO 2ºANO DE FACULDADE DE ARTES, GOSTARIA DE RECEBER TUDO SOBRE ARTES SE POSSIVEL POIS APRENDER A CADA DIA É UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES. dOU AULA PARA O PRÉ EDUCAÇÃO INFANTIL.
oBRIGADA SE PUDER ME ENVIAR NOVIDADES.MEU E MAIL
ElicianeGodoy2009@hotmail.com

10:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

ADOREIII!!!! QUE BACANA, VEJO QUE TODOS(AS) PROFESSORAS(OS) FAZEM SEUS PLANEJAMENTOS NA MESMA LINHA DE RACIOCINIO....ACHO, QUE TODOS NÓS FOMOS CONDICIONADOS A PESAREM IGUAL...
SUCESSO SEMPRE PARA TODOS(AS)...
TENHO MUITO ORGULHO DA NOSSA LINDA PROFISSÃO...ESPERO, QUE UM DIA OS GOVERNANTES NOS VEJAM COMO PROFISSIONAIS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO PÁIS...

11:14 AM  
Blogger Unknown said...

amei suas dicas irei trabalhar com a tecnica da terra com cola so não entendi a tecnica da "espuma" seria esponja?mesmo assim parabens...

4:34 PM  
Blogger Graça Rocha said...

Amei,adorei e reverenciei todos os planos de aula que encontrei na internet sobre arte do ensino fundamental e médio, gostária de receber mais por e-mail se possivel.
Agradeço antecipadamente.

9:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, fiz pedagogia mas trabalho como artesã. Fui convidada para fazer uma oficina de pintura em uma escola municipal com crianças da 5 até a 9 série. Gostaria de receber dicas de aula e material para uso pois essas oficinas vão ser toda semana e preciso de variações. Obrigada desde já. Abraços Mônica Kozlowski - monicakoz@uol.com.br

1:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, adorei os planos de aula e gostaria se fosse possivel me mandasse mais alguns e dicas,pois,é meu primeiro ano de artes e religião (se tiver algo), estou muito nervosa... Obrigada!!! Meu email é: raphaella_albuquerque@hotmail.com.

3:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelas ideias!!!Sou dinamizadora de artes de educação infantil. Tenho 1 ano de trabalho com essa faixa etária de 1 a 6 anos.Toda vida trabalhei com desenho geométrico e historia da arte para adolescentes e estou passando muito aperto para me adaptar. Já iniciei suas ideias mas se puder me ajudar com outras ideias agradeço

10:20 AM  
Anonymous Wania cantanhede said...

Gostei muito desta aula e pretendo usá-la em minhas aulas

4:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu nome Maria,formada em Educação Artistica,li alguns comentarios , alguns professores nao sabem como planejar aulas, outros estao na area por acaso ,que vergonha, professor de artes pedindo pelo amor de DEUS planejamento de aula,melhor entregar seus alunos a um professor de verdade ,professor de artes tem que pesquisar, viver arte ,jamais eu ajudaria um professor enviando um planejamento , em arte voce vai alem da sala de aula, se liga professor, então caros colegas pesquisem,conquiste cada aluno e o professor que existe dentro de voce vai aparecer,deixa a preguiça de lado ok

2:07 PM  
Anonymous Profesora Luzia said...

Olà,
Meu nome é Luzia, sou pedagoga e atualmente estou ministrando aula de arte no Ensino Fundamental.
Adorei seu plano de aula e gostaria de manter contato e receber sugestões. Grata

2:59 PM  
Blogger Rosy said...

Ola professora , parabéns pelo seu trabalho, estou trabalhando com ensino fundamental em meu municipio.gostaria se voce puder e ter planos de ensino do 6º ao 9º ano para me enviar, fico agradecida, vou estar postando para voce minhas experiencia no ensino medio, um abraço.Rosy. meu email e( rosyluch.me@hotmail.com) .

8:38 PM  
Blogger nicoly said...

PEÇO AJUDA PARA PLANOS DE AULA DO ENSINO MÉDIO ( 1 ANO ),NUNCA TRABALHEI ARTES ,SOU FORMADA EM QUÍMICA TÔ COMPLETANDO CARGA HORARIA.POSSO TRABALHAR ORIENTAÇÃO SEXUAL,COMO

10:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, estou no segundo ano do curso de Artes Visuais e consegui vaga para PSS no meu municipio com alunos de 5ª a 9º ano, gostaria que me enviasse planos de aula para essas séries. Sabes como é ser iniciante né? .. rsrs. Abraços
meu e-mail; marleivitorino@hotmail.com

2:38 PM  
Anonymous Raphaela said...

Olá, Boa tarde.
Estou dando uma olhada em planos de aula de artes e encontrei este site. Muito interessante a aula. Sou formada em música e este ano comecei a dar aula de arte para ensino médio, escola regular. Gostaria se possível umas dicas sobre o que posso trabalhar nas aulas de arte. E-mail: raphaelinha4@msn.com;raphaelajendiroba@bol.com.br
Grata pela atenção.

3:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens adorei seu plano de aula estava perdida, e agora ja sei como realizar artes com educação infantil. ja trabalhei com ensino fundamental mas essa é a primeira vez que trabalho com crianças. muito obrigada mesmo.

5:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens adorei seu plano de aula estava perdida, e agora ja sei como realizar artes com educação infantil. ja trabalhei com ensino fundamental mas essa é a primeira vez que trabalho com crianças. muito obrigada mesmo.

5:20 PM  
Blogger Unknown said...

Obrigada por colaborar com atividades variadas e com materiais acessíveis.

10:56 PM  
Blogger Unknown said...

Adorei gostaria se possível de mais dicas meu Email riccibr@hotmail.com

10:26 PM  
Blogger Profª Edith Mazzoni said...

Olá Sad,
Então, vc viu quanta mensagem pra de socorro á vc?Pois é, preciso de ajuda também para ensino fundamentalI e ensino médio.
Obrigada pelas dicas, pois você é muito criativo. Parabéns!!!

11:12 PM  
Blogger Profª Edith Mazzoni said...

Ahhh esqueci de dizer o meu e mail pra respostas de plano de aula ensino fund. II e médio. edith_mazzoni@hotmail.com

11:14 PM  
Anonymous Vania said...

Estou iniciando na profissão de professora de Arte, e todo começo nos causa duvidas, mesmo para quem pesquisa e busca informação.Por isso gostaria de contar com a experiencia de vocês, preciso de plano de aula e dicas de quais temas desenvolver com cada serie/ ano, minha turma é de 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental.
vaniarogues@yahoo.com.br
Grata.

3:22 PM  
Blogger J.Americo said...

Adorei os planos de aulas.Gostaria de poder receber mais dicas,pois é o meu 1ºano ensinando artes.
domi.santana@yahoo.com

Obrigada!

7:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cirino disse...
Amei seus planos de aula. Tanto é que irei aplicá-los

8:02 PM  
Anonymous Nilce Tortorelli said...

Olá, achei maravilhoso este espaço de Arte. Sou professora de Arte da rede municipal. Estou precisando de planos de aula para alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental ciclo I
Por gentileza, pode me ajudar? Se possível enviar para o e-mail:
nil.tortorelli@terra.com.br
Estou muito preocupada, pois é a primeira vez que leciono Educação Artística. Não tenho nenhum material e toda ajuda será bem-vinda. Estou desesperada. Nem sei como entrar nas salas amanhã. Pensie que eu poderia pedir para que eles fizessem um autorretrato para a capa. Acha que é uma boa ideia? Muito obrigada.
Nilce

3:34 PM  
Blogger Unknown said...

Olá gostei dos seus planos de aula, mas por gentileza se possível me oriente como posso montar um caderno pro 6,7,8 e nono ano do ensino fundamental pra saber as sequências de séries e idade pra não ficar repetido e pro 1 ano do ensino médio caso é o primeiro colegial,to meio perdida e sem saber montar até o planejamento por esta razão me ajude grata Nadir todas as séries é Artes Visuais.

11:14 AM  
Blogger Unknown said...

nadirsouzab@yahoo.com.br

11:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

~ Adorei o plano de aula,estou no 2º semestre de pedagogia e ainda nem começamos a aprender a formular planos de aula.Me foi muito útil!Obrigada :D

2:08 PM  
Anonymous patricia_yeshua12@hotmail.com said...

sem duvidas seu plano de aula nos dá otimas ideias. obrigada por me ajudar.

9:13 PM  
Blogger Unknown said...

Muito obrigada por seu blog existir me ajudou muito. trabalho com educação especial . vou usar todas as suas dicas.obrigada... lene

10:23 PM  
Blogger Unknown said...

gostaria de receber essas dicas por e-mail.
ficarei eternamente grata.
meu e-mail e;
rosalina-cm@hotmail.com.

4:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelos planos de aula. São maravilhosos. Sou professora de Arte do 1º ao 5º Ano e estou com sérias dificuldades em preparar plano de aula, bem como as estratégias para atingir os objetivos. Será que você pode me ajudar, me enviando algumas ideias por e-mail?
Muito obrigada
Nilce

3:58 PM  
Blogger Unknown said...

Cleia ...

Amei como vocês elaboraram as aulas, sou professora de uma turminha Maternal II, gostaria de receber mais planos de aulas sobre o maternal II .. Parabéns...

1:24 PM  
Blogger ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! said...

Amei como vocês elaboraram as aulas, sou professora de uma turminha Maternal II e jardim I . VISITE O MEU BLOG TAMBÉM.

7:25 PM  
Anonymous João Carlos said...

Ola! Gostei muito do seu blog. As informaçãos contidas nele é de muita Importância. No meu tam´bem contém. Você esta de parabéns. sucesso!

9:39 PM  
Blogger belluidhy said...

muito boa essa aula, meus alunos gostaram muito então vin aqui acradecer
muito obrigada
beijos pra todas e todos

10:40 AM  
Anonymous jose august said...

sou professor de artes e gostaria de compartihlar suas ideias nas minhas aulas, trabalho de 6 ao 9 ano do ens. funda.

10:15 PM  
Anonymous SANDRA CARVALHO said...

ADOREI SEU PALANO DE AULA! AJUDOU BASTANTE EM MINHA PESQUISA.SANDRA CARVALHO INHAMBUPE-BA

4:59 PM  
Anonymous Rosangela H. Costa Desinho said...

Oi, adoeri seu plano de aula. e peço desculpa pela liberdae de pedir se voce tem planos para o ens. fund e médio? Sempre é bom conhecer coisas novas e que possa auxiliar em praticas pedagogicas. Obrigada mais uma vez

3:31 PM  
Blogger ENSINANDO COM AMOR E NÃO POR AMOR! said...

Boa noite! Venha conhecer meu Blog "CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus"
http://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com/ e seja minha seguidora ou
http://jardimdeinfnciacorinabicalhoguimares.blogspot.com/.bjs

7:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

ola suas dicas e planos de aula são otimo parabens.Gostaria que me desse umas dicas pois é meu primeiro ano como professora e umas das maerias é artes do sexto até o nono ano, desde ja agradeço.
aeca_38@hotmail.com

8:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Excelente! Adorei assim como os demais... Valeu!

12:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

A intenção é muito boa, mas as propostas ficaram um tanto vazias.
Afinal cor é muito mais que tinta, e as obras de arte são muito mais que obras de arte!
Porque não, apresentar aos alunos artistas regionais? ou um pouco do próprio artesanato, ou do design?
mostrar à eles que a vibração que possui uma cor, pode proporcionar vibrações as mesmas que uma música!?
(é, pergunte a um músico, musica possui textura, composição, tom) - elementos bem pictóricos não é verdade!?
e por ser uma aula de educação infantil, acho que é importantíssimo jogar com todos os elementos possíveis no sentido de experimentar a cor.

3:04 PM  
Blogger kelly said...

ADOREI SEU PLANO DE AULA. E GOSTARIA MIUTO DE RECEBER OUTROS LECIONO PARA 2ºANOS ATÉ 5º ANOS.DESDE JA AGRADEÇO(gkellyespm@hotmail.com)

11:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei seu plano.Em 2012 irei lecionar arte (1ª á 4ª), vou por em prática esse plano e gostaria de receber indicações de livros, atividades relacionadas a arte. Será a primeira vez, com turma nessa idade.Agradeço desde já a contribuição.

11:08 AM  
Blogger maria said...

Nossa amei a sua idéia vou fazer com os meus alunos da educação infantil......

2:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

GOSTARIA DE RECEBER ALGUNS PLANOS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ME FORMO AGORA NO FINAL DO ANO COMO PROFESSORA DE ARTES E QUERIA ALGUMAS IDEIAS P SEREM TRABALHADAS. DESDE JÁ AGRADEÇO. MEU E-MAIL É: dany-1802@hotmail.com

OBRIGADA.

8:21 PM  
Anonymous Eudimar said...

Amei,vou por em prática.

10:25 AM  
Anonymous Sarah said...

isso nao é plano de aula, é um projeto!!

11:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

show de bola em muito legal!!!!!!

2:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola sou professora de artes numa escola e queria mais criatividades e muito mais legal a aula pode me enviar algumas dicas

7:24 PM  
Anonymous Caroline Dines said...

Tenho certos alunos que me pediram coisas novas na aula de artes treino em casa algumas coisas mas no dia eles nao gostam poderia me enviar dicas de aulas?

Obrigada!
Ass:Caroline Dines.

7:26 PM  
Anonymous amalia dornelas de lima said...

eu vou começar trabalhar com diciplina de artes, gostei muito do seu plano de aula. parabéns , se puder me orientar como devo fazer para interagir a turma eu agradeço. meu imail amaliadornelas@oi.com.br

6:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá...
Preciso de ajuda... sou professora de Educaçao fisica e este ano será o 1 ano que vou trabalhar com aula de artes... estou desesperada...se puder... me dar umas dicas e me enviar algum projeto ou plano de aula.... ficarei muito grata...
flaviapatente@hotmail.com

2:19 PM  
Anonymous beatriz said...

beatriz gostei muito do seu plano de aula, e é o primeiro ano que estou trabalhado com artes e gostaria muito que você me ajudace!me envie este plano de aula e mais alguns que estiver.ficarei muito grato o meu EMAIL E: biaabmachado@hotmail.com

6:29 PM  
Anonymous Tânia said...

Olá professora!
Primeiramente quero parabenizá-la pelas sugestões e trabalhos.
Meu nome é Tânia e neste ano irei lecionar pela primeira vez a disciplina de Artes na rede municipal de 1º a 5º Ano, e se possível gostaria de mais sugestões de trabalhos e planejamento para este público. Obrigada! (e-mail: tazancanaro@hotmail.com)

6:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ótimas idéias,adorei

5:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

parabens pela ajuda prestada a tantos colegas, desejo que seu CD com as orientações sobre novas aulas sejam um sucesso!
fique com DEUS!
pessoal precisamos ajuda-la assim como ela nos ajudou, portanto devemos adquirir o CD e assim ter acesso a tantas novas informações.

10:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Seus planos de aulas de artes são ótimos. Sou professora de artes, me formei a muitos anos e somente agora comecei a dar aulas. Tenho tido muita dificuldade para fazer meu planejamento e planos de aulas. Assumi classes do pré ao 5 ano, confesso que estou desesperada, penso até me desistir, mas estou gostando muito do contato com as crianças...porisso antes de tomar qulaquer decisão, gostaria de pedir-te ajuda, idéias...por favor me ajude! muito obrigada! Madalena

10:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

ola amei suas aulas ,poren adoraria sugestões no meu E-MAIL,janetebri@hotmail.com sobre como trabalhar arte com educandos especiais estimulaçao essencial,ens.fundamental e eja.
grande abraço janete

11:13 AM  
Blogger geovana.asg@hotmail.com said...

adorei os planos e aulas como estou iniciano minha carreira agora como prof de artes esta me ajudando bastante,e gostaria e receber planos de aulas para o fundamental e medio meu email é : geovanagcarneiro@hotmail.com.
Obrigada . Prof Geovana

2:26 PM  
Blogger ÁGUIDA said...

Olá, amei seu plano de aula, e gostaria de mais sugestões, pois comecei agora a dar aulas de artes para séries finais e ensino médio, me sinto um pouco sem ideias, se puder me ajudar agradeceria muiro, aguidalmeida@hotmail.com

10:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom dia estou iniciando minha carreira na Educação e gostaria que se for posivel me manda se alguns planos de aula de matematica portugues historia geografia artes ed fisica para 1º ano ficarei muito granta desde já luciana.dede@gmail.com

11:06 AM  
Anonymous Profª Luciana said...

Adorei os planos de aula, gostaria muito de receber uns planos para o berçario bebês de 1 ano e seis meses. abraçosss lucianaemais
@yahoo.com.br

10:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nooossa esse plano de aula é um espetáculo.
Amei será que posso copiar preciso de sua autorização.
Ah! Você tem algo sobre o expressionismo para aula pratica estou sem ideia.
Obrigada
Cristallin@bol.com.br

3:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito mas deveria aver mais obra de arte,pois adoro as obras, principalmente as do incrivel Alejadinho,Fran de TAUBATÈ.
Mais obras de artes,Pati de TAUBATÈ.
Gostei da obra da Tarsila do amaral
e È muito legau so´que deveria ter mais obras.

3:53 PM  
Anonymous Fnaciele, pati e paula said...

Gostei muito mas deveria aver mais obra de arte,pois adoro as obras, principalmente as do incrivel Alejadinho,Fran de TAUBATÈ.
Mais obras de artes,Pati de TAUBATÈ.
Gostei da obra da Tarsila do amaral
e È muito legau so´que deveria ter mais obras.

3:55 PM  
Anonymous Luciana Rodrigues said...

Amei, sou professora e estudante de Artes Visuais, vou colocar em prática na minha sala de aula.

7:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá adorei pena que trabalho com a educação Infantil e algumas coisas terei que repensar mais valeu. Aproveito para divulgar o Cd Infantil "Essa é Pra Tocar na escola" Conheça o nosso trabalho no site:www.cantandocomascriancas.com.br se for possível divulguem!!!

11:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Inacreditável...

11:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

PARABÉNS PELO PLANO. ESTOU COMEÇANDO AGORA A ENSINAR 9 ANO DO FUNDAMENTAL E 1,2 ANO DO MÉDIO. sEI QUE ESTES PLANOS É PARA OS ANOS INICIAIS MAIS COMO É ESCOLA PÚBLICA E LÁ NÃO TEM NADA, VAI SERVI, MAS SE VCS TIVEREM PLANO PARA O 9 ANO DO FUNDAMENTAL E PODEREM ME REPASSAR, EU AGRADEÇO MUITO.
MARIA-RO
mariadaguiasvital@ig.com.br

2:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amei tudo gostaria de receber pelo e-mail planos para o 9 ano do fundamental e 1,2 do médio, se possível , pois comecei agora e estou com muitas dificuldades.
grata
mariadaguiasvital@ig.com.br.
Bjs

2:41 PM  
Blogger Sônia Braun said...

Olá! adorei os planos de aula! Estou começando agora nas escolas, porém tenho 10 anos de experiência em pintura com adultos. Seria possível me mandar algumas ideias para 5 à 8 séries? Agradeço muito! meu email é soniamariabraun@hotmail.com. Abraços

2:50 PM  
Anonymous Valéria said...

Parabéns pela criatividade, sou prof. de educação infantil e gostaria de receber dicas e planos. valbrinquedoteca@ig.com.br

Obrigadão

1:57 PM  
Blogger Unknown said...

Tenho 17 anos e me formo em professora em 2014! Porém já faço estágios e projetos e essas atividades ajudarão muiiiito!
Atividades fáceis e divertidas para pessoas ha bastante tempo na área e novatos como eu!!
Excelente...

7:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

ADOREI SEU PLANO DE AULA, VOU COMEÇAR DAR AULA, GOSTARIA QUE ME MANDASSE ALGUMAS ATLVIDADE DE ARTES SE POSSÍVEL. ESTOU C AS TURMAS DO 6º AO 9º ANO. GOSTARIA MUITO DE RECEBER ATIVIDADES DE ARTES. MEU E-MAIL. dinapaz05@gmail.com

10:13 AM  
Anonymous Lívia said...

Amei seu plano de aula,gostaria de receber dicas e planos se possível.Meu email é vianasgs#gmail.com.br Abraços Lívia Monsenhor Paulo/MG

3:17 PM  
Anonymous sandra said...

gostei muito do seu plano de aula se puder me enviar algumas atividades para o ensino fundamental e medio meu email é garcia.sandra@bol.com.br desde ja agradeço

11:49 AM  
Anonymous andre said...

gostaria de um plano de aula 6°ao 9° se vc tiver manda alamo-barbalha@hotmail.com obj.

6:12 PM  
Anonymous tiago .C said...

parabens adorei seu plano de aula! tambem sou professor, e estou começando agora

10:10 AM  
Anonymous tiago .C said...

parabens adorei seu plano de aula! tambem sou professor, e estou começando agora

10:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá adorei seus planos de aula,gostaria de receber planos pra 9°ano e 3°EM,se puder manda no email ficaria muito grata!
marilia.allas@hotmail.com

10:02 PM  
Anonymous Raysa Malone said...

Gostei muito!!! Me ajudou bastante, pois comecei a dar aulas de artes no ensino fundamental apesar de não ser da área. Esta me ajudando muito esse material.

9:02 PM  
Anonymous cristiane said...

Boa tarde gostei muito dos planos de aulas começei dar aulas e me ajudou bastante se tiver mais, me envie por favor,alguns do ensino médio bjs obrigado.
cristyrodrigues2011@hotmail.com

5:07 PM  
Anonymous Nely said...

Parabéns, seus planos de aulas, são muito bem elaborados, sou professora de artes e gostaria de receber por e-mail, esse rico trabalho.
Agradeço-lhe desde já.
Nely

10:04 AM  
Anonymous F. Sales Rocha said...

Parabéns pelos planos de aulas. É muito bom sabermos que temos professores com grande responsabilidade e preocupados com a formação.
muito obrigado pelas informações.

Prof. F. Sales Rocha - São José do Egito - PE

11:18 AM  
Blogger Uma loka anonima.... said...

Adorei os planos, se você poder me enviar mais para meu email, não precisa ser somente de artes, muito agradecida!
email:zykinha@live.com

8:53 PM  
Anonymous Elizaethe said...

eu me chamo Elizaethe de Sousa silva quero dizer que adorei seus planos de artes gostaria que você enviasse planos de português também.
beijos

3:55 PM  
Anonymous Kelly Cardoso said...

Adorei o plano de aula!!
Pode mandar para meu email do infantil, fundamental e médio?
Estou começando a lecionar artes e ainda estou muito perdida.

k.eellyy@hotmail.com

Obrigado!

9:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi eu gostaria de saber qual a referencia bibliográfica usada na aula 1 e 2?? estou aprendendo a fazer planos de aulas!! obrigada..

4:09 PM  
Blogger Unknown said...

Excelente plano de aula. Amei! Estou maravilhada com a criatividade de vocês. Há a possibilidade de você me enviar via e-mail? Meu endereço eletrônico é: nil.tortorelli@terra.com.br ou
tortorellinilce234@gmail.com

Meu blog: nilcetortorelli.blogspot.com

É possível me dar o retorno, por favor?
Abraços
Nilce

10:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amei a ideia, obrigada.

10:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

O que tem de professores que adoram uma "galinha que raposa mata" postando nesse blog é uma coisa de louco, hein!? Querem encontrar tudo mastigadinho... Aí eu fico imaginando o tipo de professor(a) que serão.
Messias-Cuiabá-MT

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Planos de aula, planos de aula... Um é a cópia fiel do outro! Graaannnde arte!

10:20 AM  
Blogger Alê Araujo said...

Parabéns pelo trabalho. Gostaria de receber mais material para a educação infantil.

9:02 PM  
Blogger Unknown said...

Eu também gostaria de receber planos de aula com atividades do 6 ao 9ano

6:11 AM  
Blogger Eliane Santos said...

Parabéns, adorei e gostaria de receber no email , obg bjs .

9:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei os planos de aula . Gostaria de planos de aula de artes com ideias atividades para 4ºano ,estou iniciando agora com a disciplina. Seria possível enviar para meu email?

Obrigado

5:36 PM  
Blogger Unknown said...

Bom dia.
Esse semestre me formo em artes visuais e gostaria de saber se esses planos de aula acima é pra fundamental I ou II? Pois lá só está escrito que é pra ensino fundamental. E-mail: lucia.ne.melo@hotmail.com
Obrigado.
Luciane

11:49 AM  

Postar um comentário

<< Home