quarta-feira, junho 27, 2007

Fazendo quadrinhos pela internet

(dica de Andréa De Carli )
Português e informática

Objetivos específicos-

*Diferenciar o gênero literário das revistas em quadrinhos de outros gêneros
*Caracterisar e descrever este gênero (das revistas em quadrinhos)
*Elaborar uma tirinha de revista em quadrinho pela internet
*Utilizar ferramentas do site que são comuns à outros softwares, tais como: arrastar, selecionar, trazer uma imagem para frente ou para trás, fazer flip na figura, alterar tamanho da figura, baixar imagem de um arquivo, digitar texto.
*publicar sua tirinha em um blog.

Conteúdos-

*diferenciar e definir o gênero literário da revista em quadrinhos.
*utilização da internet como meio de divulgação e de comunicação.

Estratégias-

1- Pedir aos alunos que tragam de suas casa gibis.
2- O professor leva para a classe um livro, um jornal, um folheto. Pede que os alunos levantem as características que os gibis apresentam em comum e no que difere dos demais gêneros.
3- A professora pede à alguns alunos que leiam em voz alta uma pequena história de um dos gibis. Assim, é fácil caracterizar a linguagem utilizada nos gibis.
4- A professor pede então que os alunos elaborem individualmente uma tirinha de gibi. Estas tirinhas pode conter: o balão, personagens, plano de fundo, onomatopéias. Deve ter no máximo 3 painéis (quadrinhos).
5- Uma vez elaborada a tirinha, na sala de informática os alunos são apresentados para o site www.toondoo.com
6- cada aluno deve se registrar.
7- a professora mostra como utilizar as ferramentas, para que então o aluno crie sua tirinha (que já foi planejada na sala de aula).
8- Se a classe tiver um blog, podem publicar as tirinhas.

Segue abaixo um exemplo de tirinha feita por mim no Toondoo:

Aprender

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sou da área de Informática e gosto muito quando vejo professores usando a máquina como uma ferramenta de ensino.

4:06 PM  
Blogger tata paixão said...

ameei a área de literatura!

3:39 PM  
Blogger Gilberto said...

parabéns pelo trabalho!

9:07 AM  

Postar um comentário

<< Home